terça-feira, dezembro 19, 2006

Consulta do 1º mês



Que rapagão eu estou! Cada vez mais orgulhoso do meu estado físico! Já peso 3,300kg e meço 52,5 cm.
Quando me pesaram e mediram, fizeram uma coisa engraçada: puseram-me uma fita à volta da cabeça. Seria para medir...?
Ao entrar no gabinete do doutor fui recebido com um grande sorriso. Segundo ele, estou no bom caminho!
Agora tenho outro objectivo a cumprir. Para ser um novo herói, tenho mais quantidade de leitinho do biberão para beber: 90/120ml.
Deitaram-me na marquesa e o diagnóstico começou. Mexeu aqui e ali, e ao sentar-me disse que já seguro muito bem a cabeça.
Resumindo, gostou muito de ver a minha evolução.

AH!...Parabéns para mim… já tenho 1 mês!!! Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

sábado, dezembro 16, 2006

Papinha e oós!



Como sou pequenino ainda me alimento só a leitinho. Acontece que sou muito dorminhoco (adormeço a mamar!), e por isso, na consulta que fui ao pediatra no meu 14º dia de vida, ele receitou um suplemento. Estou a beber o NAN Transit 1, da Nestlé, 2 doses de leite com 60 ml de água fervida.
Mas também estou a leitinho da minha mamã. Assim tenho maior variedade!!!
Começo por beber o leite da minha mãe, durante uns minutos, não muitos porque como já disse, adormeço… Depois, passo para o biberão.
Para verem como já estou um homem, já bebo com a tetina nº 2 da Avent!
Agora já sinto necessidade de beber mais leite. Tenho alturas que já não aguento as 3 horas e acordo esfomeado. Espero que na próxima consulta o doutor aumente a quantidade.

Para fazer oó adormeço muito bem e quando não me apetece, ficu acordado a “falar” sozinho.
Adoro fazer oó no carro. Com o andar na estrada sinto-me embalado. Se pudesse, estava sempre a passear de carro. Eheheh.

Não gosto muito quando estou a dormir e os meus papás me acordam para eu papar. É aborrecido! Mas tem de ser porque senão, lá diz o doutor que estou magrinho e eu não quero pregar um novo susto aos meus pais!

AH! Uma palavra para os meus púpus... são tão verdes e grandes!! Às vezes até chegam às costas. :P

Confesso: sou um dorminhoco!

sábado, dezembro 09, 2006

Primeiras sensações

Que acolhedora é a minha casa! Já para não falar da minha cama que é linda! Sinto-me um verdadeiro príncipe!



Ainda não vos falei da sensação de mudar a fralda. É uma coisa maravilhosa!
Sinto-me tão solto, fresco e leve quando estou sem ela. E quando uma é colocada de novo é uma sensação de bem estar fantástica. É tão bom, mas tão bom estar sem fralda que cada vez que apanho os meus papás distraídos, faço um xixi! Eheheheheh.

A primeira fralda foi trocada pelo meu papá. Segundo a minha mamã, teve muito cuidado e jeitinho, e eu achei delicioso!

Outra sensação boa foi quando o meu cordão umbilical caiu (ao 10º dia). Todas as mudas de fralda desinfectavam o cordão com álcool 70% que era um gelo! E ter a mola de plástico a roçar na roupa não era muito agradável. Agora já estou mais liberto, e o meu pequeno umbigo já está a sarar.



Quando vou para a minha caminha e o meu pai aconchega os lençóis e cobertores, é uma das melhores sensações do dia!

Também gosto muito quando os meus papás falam comigo. São sempre muito meigos e brincalhões, transmitindo-me conforto e paz. Fico sempre bem disposto depois de “falar” com eles. Eu bem me quero expressar, mas só saem pequenos ruídos. Hei-de ter muito tempo para isso.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Estadia na maternidade


Passados minutos do meu nascimento colocaram-me junto da minha mamã para eu começar a mamar. Não foi coisa fácil no inicio, mas com ajuda de uma enfermeira meiguinha lá consegui encontrar o leitinho.
Estive sempre na ronha, porque isto de mamar cansa bastante.
Depois fomos para o quarto. Estava já lá o meu papá, que ao longo da estadia de 3 dias esteve sempre connosco, e os meus avós maternos.

Tiraram-me logo um rol de fotografias e também fui filmado!! Passei a noite a recuperar o sono, bem juntinho aos meus papás.

Todos os dias de manhã vinha uma enfermeira para me levar para o banho. Eu até gostava de estar dentro de água, principalmente porque sabia que ia ficar a cheirar muito bem, só que estava sempre a dormir tão bem…

Durante os dias seguintes tive muitas visitas de familiares, avós paternos, bisavós e bisavô, tio e amigos. Todos queriam ver-me, mas eu queria mesmo era dormir! Segundo me disseram, a mesa do quarto da minha mamã ficou cheia de presentes, uns por cima dos outros. É bom saber que tenho muita gente que gosta de mim!

No último dia, após o banho a enfermeira fez-me “malinhos”: deu-me uma pica no pé, apertando-o com força para sair sangue. Eu não queria chorar, porque não sou nada chorão, mas não aguentei e abri a minha goela, saindo um som estridente.
E ainda levei mais duas picas, uma no braço e outra na perna. Irra, aquilo é que foi, mas lá passou e ao que parece foi para o meu bem. Disse a minha mamã que eram o Teste do Pezinho e duas vacinas.

Na altura de sair fui observado pelo médico que me autorizou a vir para casa, após mais “malinhos” (que dia, caramba!), lá vim todo contente.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

16 de Novembro de 2006, 17h17min - O meu dia!


Após uma longa caminhada de 39 semanas e 4 dias finalmente cheguei!
Quando saí da barriga da minha mãe, tive logo junto a mim várias pessoas para me fazerem alguns testes para ver se eu estava porreiraço.
Fizeram o teste de Apgar, no qual tive nota 9 e nota 10 ao 1º e 5º minutos respectivamente, pesaram-me, fazendo-me sentir orgulhoso da minha musculatura, 2,800 Kg, e também me mediram, 48 cm, com os quais me senti alto e espadaúdo.

Levaram-me, por breves momentos, para junto da minha mamã. Não é que a visse, mas a voz dela fez-me sentir em “casa”.

De seguida colocaram-me numa cama bem quente e fofa para que o meu papá me pudesse ver. Agarrei-lhe o dedo e contemplámo-nos. Foi óptimo ter o meu papá assim tão perto.

E foram assim os meus primeiros minutos. A partir de hoje a minha vida vai ser totalmente diferente, cheia de emoções e histórias para contar... agora do lado de fora da barriga!

Deixo-vos uma foto minha com apenas 2 horas de vida!! Tava tão inchadinho!

domingo, novembro 05, 2006

CTG (?!?!?)


À algum tempo que os meus pais falavam que a dada altura da gravidez, a minha mãe teria que fazer CTGs. E eu pensava… CTG? Mas o que será isso?
Hoje, dia 27 de Outubro, finalmente descobri! CTG - Cardiotocograma é um exame, em que se verificam os batimentos do meu pequeno, mas galopante coração, e se já vão havendo contracções do útero da minha mãe.
Assim, a minha mãe lá se deitou numa marquesa e depois puseram bem juntinho a mim, dois microfones muito sensíveis, para puderem captar tudo o que se passa aqui dentro! Tive o tempo todo a ouvir o meu próprio coração a bater… tum tum tum tum Achei aquilo um bocado esquisito, porque foi a primeira vez. Até fiquei com soluços!

Coitadinha da minha mamã...

Visita à Maternidade

Dia 23 de Outubro, fui visitar a maternidade do Hospital CUF Descobertas, pois foi o lugar escolhido pelos meus papás para o meu nascimento.

A visita foi guiada por uma enfermeira muito simpática! Explicou aos meus papás todo o processo. Daquilo que pude ver, é tudo muito limpinho e novinho, e mais, como diria o meu pai, muito fashion.

Quando entrámos dirigimo-nos para o bloco de partos. A minha mãe achou o bloco muito agradável, com cores alegres e materiais modernos. Depois fomos ver o berçário. Estava lá uma bebé acabada de nascer e com ela estava o pai. A minha mãe ficou muito enternecida ao ver aquela imagem…
No berçário, nós bebés não temos frio, porque por cima há uma fonte de calor para nos manter quentinhos. Weeeeeeee deve ser tão bom!!
Na sala ao lado estavam os bebés que precisam de maior atenção e cuidados: é a sala das incubadoras.
Por fim, fomos ver o quarto onde eu e a minha mamã vamos passar os primeiros dias juntos. Nós os três, achámos o quarto muito bonito e acolhedor.

E assim acabou a visita. Saímos muito contentes e com alguma vontade de ficar logo por lá…

terça-feira, outubro 10, 2006

Estou quase pronto!!

Hoje foi dia de visitas!!

Já à alguns dias que a minha mamã andava a falar em ver-me outra vez. Assim, tive mais uma vez a presença de um instrumento que me permite aparecer numa televisão e mostrar-me aos meus papás! Fiquei muito quietinho para me verem bem, e puderem tirar todas as medidas e fazerem todas as análises necessárias. Afinal de contas, é do meu bem estar que estamos a falar.
Depois de alguns clicks, ampliações, reduções e auscultações, chegaram os resultados: 2 quilos 170 gramas, às 34 semanas e 5 dias! Tudo normalíssimo. Agora é tempo de ganhar mais alguma chicha! Ainda ouvi a doutora dizer que devo ser pequenote e rechonchudo, tal como os meus papás.

Estou quase a chegar!! Já faltou mais, mas ainda hei-de vir cá contar mais novidades…

terça-feira, outubro 03, 2006

Sessão fotográfica! Click, Click, Click

Ainda era eu um feijãozinho, já a minha avó Paula falava em tirar umas fotografias à minha mãe, para que depois todos pudéssemos recordar a fase barriguda.

3 máquinas fotográficas em acção, 1 holofote e acessórios vários, foram estes os ingredientes para uma tarde bem passada, em que o avô Artur foi um autêntico profissional!

Pela primeira vez fiz uma sessão fotográfica a valer! Obviamente, um pouco camuflado, mas com uma mãe super produzida para o efeito.
Com um guarda-roupa escolhido ao pormenor, acessórios a condizer, uma ida ao cabeleireiro e uma maquilhagem suave, nada escapou!
Depois foi dar largas à imaginação e quando demos por nós estavam tiradas cerca de 150 fotografias.

Eu achei um máximo!!

Deixo-vos com algumas fotografias que falam por si!

Aulas de preparação para o parto. Um trabalho de equipa!

Desde o mês passado que eu e a minha mãe andamos num curso de preparação para o parto.
As aulas são orientadas pela “Generala”, como a minha mãe diz. Temos de pensar que ela está ali para nos ajudar e o resto não interessa. A senhora até é simpática, apesar de ter um feitio... As outras grávidas também são muito simpáticas, com as quais a minha mãe troca experiências, e às vezes parecem umas tontas e riem-se muito!!

Nas aulas a minha mãe já aprendeu: várias posições para ajudar no trabalho de parto; a descontrair os músculos que não vão ser necessários e os vários tipos de respiração. No fim de cada aula, há uma simulação do período de expulsão.
As posições e a respiração até são coisas engraçadas, mas ao início eu não gostava muito. Tão depressa tinha muito espaço na barriga como já não, pois a minha mãe encolhia-a tanto… “Segurem o bebé”, “Olhem para o bebé”, “ Não o deixem fugir”, são frases que comecei a ouvir regularmente e, até habituar-me dava muitos saltitos.

Entendem agora por que razão disse no inicio deste post “…eu e a minha mãe andamos num curso de preparação para o parto”? É um trabalho a dois, que qualquer dia passa a ser a três, uma vez que o meu pai vai assistir e participar nestas aulas, porque também será uma peça fundamental no meu nascimento.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Preparar, arrumar, partida!

O meu enxoval está a ficar tão lindo! A minha mãe fez uma lista dos artigos e produtos para mim, pois é tanta coisa que não se quer esquecer de nada!
Foi um reboliço até eu fazer os 7 meses. Diz–se que o enxoval e mala para a maternidade têm de estar prontos por volta dessa altura, porque os bebés poderão nascer a partir dessa data... Que tontos! Está-se tão bem dentro da barriga da minha mãe. É tão quentinha e fofinha...

O que é certo é que está tudo pronto para o grande dia. O enxoval está completo!! YUPIII Desde os meus pais, ambos os avós, tios e a minha bisavó Lena, todos participaram para que o enxoval ficasse pronto a tempo.

Foi uma noite engraçada quando os meus pais fizeram a mala para a maternidade. Tive direito a fotografias e filme! Senti-me uma verdadeira estrela!

Mas não é só de roupas, fraldas e produtos de higiene que estou a falar. Também estou a falar do meu quarto. Já tenho a cómoda (que poderão ver na fotografia) e em relação à pintura, com ideias daqui, ideias dali, com a ajuda do meu primo Jonas e da minha amiga Inês que vão ser os dois “pintalistas”, acho que o meu quarto vai ficar muito bonito! Para já não vou dizer mais nada sobre isso! Quando estiver pronto o meu pai tira uma foto!

Agora é só aguardar pelo grande dia, mas até lá muitas mais experiências vou passar. Segundo ouvi dizer, a minha mãe vai ter aulas de preparação para o parto! Ainda tou para ver o que será isso... Mas essa história fica para outro capítulo!

quinta-feira, setembro 28, 2006

Mundial, som e…pontapé!

Há jogos de futebol impróprios para cardíacos, mas eu diria mais, há jogos impróprios para os bebés que estão na barriga das mães!
Caramba! Que agitação durante os jogos do Mundial, mas o Portugal x Inglaterra ficará para sempre na minha memória. A minha mamã bem que me tentou acalmar, deixando de ver aquela parte que tem um nome esquisito, quando só está um jogador em frente à baliza com o guarda redes, como se diz?! Qualquer coisa terminada em ti, pe…pe..Penalti é isso! Mas mesmo assim foi muito complicado.
Foram emoções muito fortes!

Também fiquei emocionado com outro acontecimento que ocorreu este Verão. Vendo bem, este Verão foi um descobrir de sensações incríveis... A minha mãe levou-me a ouvir o som do meu pai!! Curti bué! Altos sonoros que o meu pai passou. Gostei tanto tanto, que fiquei muito quieto para ouvir bem.
Um dia vou pedir-lhe para fazer um cd só para mim, para por a bombar no meu quarto!!! Eh eh.

Ainda queria dizer mais uma coisa sobre o meu pai...
A mão é tão macia e quentinha que um dia (curiosamente também no Verão...) eu não resisti . Quando pôs a mão na barriga da minha mãe, dei-lhe um pontapé para ele perceber o quanto gosto das suas carícias e dos momentos em que fala bem juntinho ao meu ouvido! Sabe muito bem...

quarta-feira, setembro 27, 2006

Ai as férias...

Segundo os meus apontamentos, fui de férias em Junho (ouvi os meus papás dizerem que haviam muitos feriados e por isso iam aproveitar... eh eh eh). Lá para Espanha, penso eu. Penso eu não, que tenho a certeza porque só ouvia era buenas noches pr'aqui, gracias pr'ali... enfim. O xinfrim que saíu daquelas goelas estrangeiras foi tanto que dei o meu primeiro pontapézinho à minha mamã! Mais pareceu um espasmo, mas realmente o volume a certa altura tornou-se quase ensurdecedor!!

Fora esta adaptação a novo ambiente sonoro, tenho que dizer que foram férias bastante calmas e relaxantes! O sol esteve sempre porreiro, e a piscina era fantástica. Grande e pouco funda, senão a minha mamã afogava-se! Foi uma sensação maravilhosa sentir a água... do lado de fora da minha bolsa! Acho que a minha mamã também gostou muito porque passava lá muito tempo a nadar ou a fazer os já famosos "movimentos de dança artistica".

Durante todo este tempo senti a minha mamã a abanar muitas vezes os braços quando estavamos na piscina. Suponho que eram moscas, mosquitos, traças e afins, ou outros insectos de tamanho menor e que azucrinam a cabeça a qualquer pessoa. De vez em quando ouvia o meu papá a gritar com eles, os insectos, e a bater indiscriminadamente com uma sandália nas colchonetas. Pela conversa de satisfação devem ter ficado muitos KO's lá pela relva!

Além desta "carnificina" ouvi sempre muitos "clicks". Deviam ser fotografias, porque volta e meia ficava na mesma posição repetidamente, e passados alguns "clicks" depois, lá ía eu para outro lugar. Até debaixo de água ouvi "clicks"!!

Passados alguns dias, senti novamente que estava a andar de carro durante muito tempo... para onde ía eu? Descobri pouco tempo mais tarde que tinha chegado a casa dos meus tios Luis e Paula!! WEEEEEEEEE à tanto tempo que não os ouvia! Foi mais uma altura em que descansei muito, mas acima de tudo, diverti-me muito, principalmente com o riso do meu tio! Por seu lado a minha tia foi com os meus papás, e eu claro, ver uns macacos num rochedo (?!?!) Só percebi depois quando os comecei a sentir a rondar a minha mamã! Consegui "ver" tantos!! Segundo a minha tia, a nossa guia de serviço, nem sempre eles estão à vista, e por isso parece que tivemos sorte!! Foi um belo dia, sem duvida. Também aqui, mais uma vez... "click" e mais "click" e mais "click"...

Só tenho mais uma coisa a dizer sobre as férias... ai os croissants... e aquela magnifica bola de berlim!!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Tempo Exacto





Antes de ir dormir, deixem-me dizer o tempo com que eu estou... 31 semanas (socorri-me dos apontamentos da minha mãe! Eh eh eh).

Deixo-vos com uma imagem de arquivo, quando eu tinha 12 semanas e se descobriu que sou um Tomás!!!

O Homem quer, a ideia nasce... e o resto é conversa!

Sejam bem vindos ao meu blog!


Tendo em conta que passo muito tempo aqui dentro da barriga da minha mãe (e oiço todo o tipo de coisas!!...), tive a ideia de relatar o dia-a-dia dentro desta bolsa de liquido bem quentinho! Por falar nisso, isto é cá um relax... ui... haviam de me ver agora... Parece que estou nas ilhas Fiji! Weeeeeeeee


Bem, voltando ao que interessa, a ideia deste espaço é partilhar emoções, situações, passeios, viagens, ou qualquer outra coisa que me tenha marcado, de uma forma ou de outra... e não é que já tenho alguns momentos na manga (como devem compreender, pura força de expressão... manga só comida!! Nham Nham).


Deixem-me socorrer do meu super-ultra-mini-notebook para recordar os apontamentos que tirei, que eu depois já os passo para aqui!
Agora tenho que ir descansar um bocadito...